top of page

Nem mais uma palhinha de plástico!

Mais de 500 000 000 palhinhas de plástico são usadas ​​e deitadas fora todos os dias. Sim, leste bem! QUINHENTOS MILHÕES TODOS OS DIAS! A maior parte das palhinhas, infelizmente, acaba mesmo no oceano poluindo as nossas águas e ameaçando a vida marinha. O que torna este aspeto ainda mais preocupante, é o facto destas não se degradarem, mas sim fragmentarem-se lentamente em pedaços mais pequenos (os chamados microplásticos) e são estes que muitas vezes são vistos pelos animais marinhos como comida, passando para as cadeias alimentares.


Além disto, as palhinhas de plástico não podem ser recicladas devido à sua leveza, visto que estas não passam pelos separadores de reciclagem mecânica, acabando, assim, em aterros sanitários, praias fluviais e oceanos.


Existem diversas formas de evitar esta realidade: a mais óbvia é recusar o uso de palhinhas, mas nós sabemos que, de vez em quando, apetece mesmo beber um sumo natural cheio de cubos de gelo para ficarmos bem fresquinhos numa tarde de verão com amigos. Felizmente, já existem diversas alternativas à convencional palhinha de plástico. Estas palhinhas reutilizáveis podem ser feitas de diversos materiais, como por exemplo:





Palhinha de aço inoxidável:

· Material 100% seguro e livre de substâncias tóxicas ( feitas do mesmo material que as panelas);

· 100% reciclável, visto que nunca perde a qualidade;

· Dura a vida toda;

· Fácil limpeza.



Palhinha de bambu:

· São biodegradáveis;

· São laváveis;

· Não possuem pesticidas no processo de produção;

· Duram muito tempo e não apodrecem.



Palhinha de silicone:

· Suave para as gengivas;

· As melhores para as crianças (podem mordê-las sem problema);

· Segura para ir ao microondas e ao congelador;

· Podem ser lavadas na máquina.



Palhinha de vidro:

· 100% reciclável;

· Dura a vida toda;

· Fácil limpeza.

A única desvantagem da palhinha de vidro é que esta não é a mais adequada para ser utilizada fora de casa. Assim, recomendamos as palhinhas feitas dos outros materiais acima mencionados para essas ocasiões.


E que tal? Já conhecias todas estas alternativas? Escolhe a que melhor se adapta a ti e começa já a eliminar as palhinhas de plástico do teu dia a dia!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page