top of page

Adeus Plástico, Olá Bambu!


A nossa higiene oral é algo com que nos preocupamos desde muito cedo nas nossas vidas: lavar os dentes e passar o fio dental, todos os dias depois das refeições, é algo sagrado! Mas, infelizmente, os objetos comuns com que contamos diariamente para a manutenção da nossa saúde oral, como as escovas de dentes, são feitos de materiais nada amigos do ambiente. No entanto, felizmente, alguém se perguntou "porque é que a nossa saúde oral tem de significar a destruição do nosso planeta?", sendo já hoje possível encontrar várias opções ecológicas neste ramo, nomeadamente escovas de dentes e escovilhões feitos em bambu e pastas de dentes naturais e orgânicas.


  • Escovas de Dentes

As escovas de dentes feitas de materiais reutilizáveis, como o bambu, trazem consigo uma grande variedade de vantagens em relação às de plástico, tais como:


1- O seu cabo de bambu:


Tal como seria de esperar, a sua maior vantagem é o facto de possuírem um cabo de bambu que é 100% biodegradável e apto para compostar.


2- É Vegan:


Nenhum dos componentes do cabo da escova de dentes, bem como das suas fibras, tem origem animal, por isso se fores vegan esta escova também é uma ótima opção para ti.


3- Embalagem biodegradável:


Para além da escova, também a sua embalagem é amiga do ambiente! Tanto a embalagem como o invólucro que contêm a escova são feitos de papel 100% reciclado, sendo, portanto, biodegradáveis e compostáveis.


  • Pasta de Dentes

Como seria de esperar, associada à escova de dentes está a pasta (já dizia a canção que Um copo com água, uma escova e pasta para lavar os dentes é o que me basta!) e, no que toca a pastas de dentes, existem também várias alternativas mais amigas do ambiente do que as que podem ser encontradas no supermercado, assim como:


1- Pastilhas Dentífricas:


Uma das opções são as pastilhas dentífricas. Estas permitem que não haja desperdício de produto, sendo que cada pastilha corresponde a uma utilização; são feitas com ingredientes naturais de base alimentar que não são tóxicos e vêm em frascos de vidro que podem mais tarde ser reutilizados.

Para utilizar basta mastigar a pastilha e mantê-la na boca até dissolver.


2- Pasta de Dentes Sólida:

Outra opção viável são as pastas de dentes sólidas, que, tal como a alternativa anterior, permitem um uso total do produto. São de origem 100% natural e vegan.

A sua utilização consiste em esfregar suavemente a escova de dentes molhada pela pasta de dentes e lavar os dentes como normalmente se faria. É importante que esta seja guardada dentro de algum recipiente.


3- Pasta de dentes em recipiente de vidro:


É exatamente igual à convencional, a única diferença reside mesmo só na embalagem. esta pasta de dentes vem num frasco de vidro de forma a evitar o desperdício de plástico e pode ser, posteriormente, utilizado novamente.


  • Limpeza interdental

Para quem utiliza escovilhões e/ou fio dentário já existem também alternativas mais sustentáveis.


1- Escovilhões:


Todos os anos, são produzidos milhares de escovilhões interdentários, que na sua maioria, tal como os outros produtos de plástico, acabam em aterros ou no oceano. Assim, uma alternativa a esta realidade são os escovilhões de bambu.

Tal como acontece nas escovas de dentes, o maior benefício destes escovilhões é o seu cabo de bambu produzido de forma 100% sustentável. Também não contêm nenhum tipo de produto de origem animal, tornando-os uma opção para quem é vegan. Para além disto, a sua embalagem e invólucro interior são feitos de materiais reciclados.


2- Fio Dentário em embalagem de vidro:


O fio dentário é um item muito importante na nossa higiene oral diária, no entanto, os que encontramos nos supermercados vêm numa embalagem de plástico e esta não pode ser reutilizada. Já existe, em lojas zero waste, fio dentário com embalagem de vidro e recargas, e sim, um recipiente dá para a vida toda!




Por isso, agora já não há desculpa! Cuidar da nossa saúde oral não tem de ser um ato contra o planeta!





24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page